domingo, 10 de outubro de 2010

Como e onde tudo começou...

   No final dos anos 50 surgiram as primeiras "instituições" para pessoas com deficiência. Sem nenhuma estrutura arquitetônica e pedagógica adaptadas, essas instituições atendiam desde portadores de necessidades especiais até moradores de rua (mesmo se esses não possuíssem nenhum tipo de comprometimento físico ou psíquico). Em outras palavras era uma espécie de asilo no qual a ocupação dessas pessoas remetia-se ao artesanato (tricô, sapataria, encadernação, etc.). As pessoas ficavam em um mesmo espaço, todas misturadas, realizando a mesma atividade.
 No inicio dos anos 70, surgiram as primeiras classes para alunos excepcionais. A partir dos anos 80, os alunos com deficiência passaram a frequentar as classes regulares por tempo restrito, meio período apenas. Passado alguns anos, exatamente em 1992, é inaugurada a primeira Secretaria de Educação Especial e finalmente aos 10 de junho do ano de 1994, oficializou-se o termo inclusão no campo educacional, com a aprovação da Declaração de Salamanca.

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